Ivan Lins

Foto: Leo Aversa

Uma série de eventos estão programados para este ano de 2015, na vida do músico.
É que Ivan comemora 70 anos de idade e 50 de carreira. Intitulado “VIVA IVAN”, o ano comemorativo inclui eventos como um musical e um ballet, além do lançamento de cd, dvd, biografia e documentário.

Nascido no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 16 de Junho de 1945, é músico completo e grande compositor conhecido pelos diversos Grammys que recebeu, pelas inúmeras gravações de sua obra no mundo todo, por suas harmonias diferenciadas e por seus arranjos, ao mesmo tempo refinados e populares.

Começou a tocar piano aos dezoito anos e foi muito influenciado pela música que ouviu em sua infância nos Estados Unidos, bem como pelo jazz e pela bossa nova.

Por causa de suas composições, com uma construção harmônica diferenciada em sua obra, harmonizações e encadeamentos incomuns na música brasileira na década de 70, se tornou respeitado entre músicos do mundo inteiro.

Teve inúmeros sucessos como cantor e como compositor com “Madalena” (lançada pela inesquecível Elis Regina) “Abre Alas”, “Somos Todos Iguais Essa Noite”, “Começar de Novo”, “Dinorah, Dinorah”, “Bandeira do Divino”, “Bilhete”, “Desesperar, Jamais”, “Aiaiaiaiai”, “Vitoriosa”, “Vieste”, “Lembra de mim”, “Depende de nós”, “Novo Tempo”, “Meu País”.

A partir dos anos 80 seu trabalho teve uma grande repercussão internacional, principalmente nos EUA, onde foi e é gravado por grandes artistas como Sarah Vaughan, Quincy Jones, Ella Fitzgerald, Carmen McRae, George Benson, Lee Ritenour, Dave Grusin, Manhattan Transfer, Take 6, New York Voices, Sting, Diana Krall, Barbara Streisand dentre muitos outros.